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Alimentação

Principais benefícios que o ovo pode trazer para sua saúde

Os ovos são um dos poucos alimentos que devem ser classificados como “superalimentos”.

Eles são carregados com nutrientes, alguns dos quais são raros na dieta moderna.

Aqui estão os principais benefícios de saúde dos ovos que foram confirmados em estudos em humanos.

1. Incrivelmente Nutritivo

Os ovos estão entre os alimentos mais nutritivos do planeta.

Um ovo inteiro contém todos os nutrientes necessários para transformar uma única célula em um pintinho.

Um único ovo cozido grande contém (em quantidades diárias recomendadas VD):

  • Vitaminas:
    • A: 6%
    • B5: 7%
    • B12: 9%
    • B2: 15%
  • Fósforo: 9%
  • Selênio: 22%

Os ovos também contêm quantidades significativas de vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, cálcio e zinco.

Isso vem com 77 calorias, 6 gramas de proteína e 5 gramas de gorduras saudáveis.

Os ovos também contêm vários nutrientes que são importantes para a saúde.

De fato, os ovos são praticamente a comida perfeita. Eles contêm um pouco de quase todos os nutrientes que você precisa.

2. Alto teor de colesterol, mas não afeta adversamente o colesterol no sangue

É verdade que os ovos são ricos em colesterol.

De fato, um único ovo contém 212 mg, mais da metade da ingestão diária recomendada de 300 mg.

No entanto, é importante ter em mente que o colesterol na dieta não aumenta necessariamente o colesterol no sangue.

Quando você aumenta a ingestão de colesterol na dieta, seu fígado simplesmente produz menos colesterol para equilibrá-lo.

No entanto, a resposta à ingestão de ovos varia entre indivíduos:

Em 70% das pessoas, os ovos não aumentam o colesterol. Nos outros 30% (denominados “hiper-respondedores”), os ovos podem aumentar levemente o colesterol total e o LDL.

Leia também: Guia de produtos de coco para adicionar na sua dieta

3. Aumente o colesterol HDL (o “bom”)

HDL significa lipoproteína de alta densidade. É frequentemente conhecido como colesterol “bom”.

As pessoas que têm níveis mais altos de HDL geralmente apresentam menor risco de doenças cardíacas, derrame e outros problemas de saúde.

Comer ovos é uma ótima maneira de aumentar o HDL.

Em um estudo, comer dois ovos por dia durante seis semanas aumentou os níveis de HDL em 10%.

4. Estão ligados a um risco reduzido de doença cardíaca

O colesterol LDL é geralmente conhecido como colesterol “ruim”.

É sabido que ter altos níveis de LDL está associado a um risco aumentado de doença cardíaca.

Mas muitas pessoas não percebem que o LDL é dividido em subtipos com base no tamanho das partículas.

Existem pequenas partículas densas de LDL e grandes partículas de LDL.

Muitos estudos mostraram que pessoas que possuem partículas de LDL densas e predominantemente pequenas têm um risco maior de doenças cardíacas do que as pessoas que possuem principalmente partículas de LDL grandes.

Mesmo que os óvulos tendam a aumentar levemente o colesterol LDL em algumas pessoas, estudos mostram que as partículas mudam de LDL pequeno, denso para grande, o que é uma melhoria.

5. Ômega-3

Nem todos os ovos são criados iguais. Sua composição nutritiva varia dependendo de como as galinhas foram alimentadas e criadas.

Ovos de galinhas criadas em pastagens e / ou alimentados com alimentos enriquecidos com ômega-3 tendem a ser muito mais altos em ácidos graxos ômega-3.

Sabe-se que os ácidos graxos ômega-3 reduzem os níveis sanguíneos de triglicerídeos, um fator de risco bem conhecido para doenças cardíacas.

Estudos mostram que o consumo de ovos enriquecidos com ômega-3 é uma maneira muito eficaz de reduzir os triglicerídeos no sangue.

Em um estudo, comer apenas cinco ovos enriquecidos com ômega-3 por semana durante três semanas reduziu os triglicerídeos em 16 a 18%.

6. Proteína de alta qualidade, com todos os aminoácidos essenciais nas proporções certas

As proteínas são os principais blocos de construção do corpo humano.

Eles são usados ​​para fazer todos os tipos de tecidos e moléculas que servem a propósitos estruturais e funcionais.

Conseguir proteína suficiente na dieta é muito importante e os estudos mostram que as quantidades atualmente recomendadas podem ser muito baixas.

Os ovos são uma excelente fonte de proteína, com um único ovo grande contendo seis gramas dele.

Os ovos também contêm todos os aminoácidos essenciais nas proporções certas, assim seu corpo está bem equipado para fazer pleno uso da proteína neles.

Comer proteína suficiente pode ajudar na perda de peso, aumentar a massa muscular, diminuir a pressão sanguínea e otimizar a saúde óssea.

Leia também: Importância da proteína em sua dieta – como ela te ajuda a perder peso

7. Não aumente seu risco de doença cardíaca e pode reduzir o risco de derrame

Por muitas décadas, os ovos foram injustamente demonizados.

Afirmou-se que, por causa do colesterol, eles devem ser prejudiciais ao coração.

Muitos estudos publicados nos últimos anos examinaram a relação entre comer ovos e o risco de doença cardíaca.

Uma revisão de 17 estudos com um total de 263.938 participantes não encontrou associação entre a ingestão de ovos e doenças cardíacas ou derrame.

Muitos outros estudos chegaram à mesma conclusão.

8. Sacia e tende a fazer você comer menos calorias, ajudando a perder peso

Os ovos saciam a fome rapidamente. Eles são um alimento rico em proteínas e a proteína é, de longe, o macronutriente mais saciante.

Os ovos têm uma pontuação alta em uma escala chamada índice de saciedade, que mede a capacidade dos alimentos de causar sensação de saciedade e reduzir a ingestão calórica posterior.

Em um estudo com 30 mulheres acima do peso, comer ovos em vez de bagels no café da manhã aumentou os sentimentos de saciedade e os fez comer automaticamente menos calorias pelas próximas 36 horas.

Em outro estudo, a substituição de um café da manhã com bagel por um café da manhã com ovos causou significativa perda de peso durante um período de oito semanas.

Inserir ovo na sua dieta ajudará na sua qualidade de vida.

Fonte: Healthline

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