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Benefícios da sauna para a saúde

Muitas pessoas usam a sauna para relaxar, mas também tem benefícios adicionais para a nossa saúde.

A sauna é saudável para o coração, o sistema respiratório, a pele e o cabelo.

As saunas têm sido usadas há centenas de anos e ainda hoje são muito populares para ter um momento de relaxamento, para se sentir melhor .

Mas também pode nos trazer uma série de benefícios para o corpo além do relaxamento, independentemente do tipo da sauna ou seu nível de umidade.

Vamos ver o que eles são:

Um pouco de suor para parecer mais bonito

Finlândia possui para o mundo de diversas coisas: o melhor lugar para observar a aurora boreal (mais de 200 noites por ano), que é a terra de mil lagos (na verdade, existem 188.000) em Rovaniemi ver Papai Noel, e tem atualmente com um dos melhores sistemas de educação do planeta e menores taxas de uso de drogas e álcool entre os jovens.

E devemos acrescentar mais um ponto: tem três milhões de saunas, mais de uma para cada dois cidadãos.

Finlândia possui 3 milhões de saunas.

Os banhos de vapor de alta temperatura com umidade mínima são tão comuns quanto praticar esportes por uma razão fundamental: são tão saudáveis ​​quanto se exercitar, além de serem aliados perfeitos para a beleza.

Benefícios da sauna para a saúdeBem conhecido é que sessões entre 10 e 30 minutos (que para os finlandeses) em uma sauna ajudam a relaxar os músculos, desestressar, ativar a circulação e aliviar a tensão.

Este espaço é ideal para desconectar das preocupações, sair da fadiga e limpar a mente, entre outros benefícios.

E em termos de beleza são muito bons para a pele: servem para liberar toxinas e ajudam a deixá-la mais macia e limpa, além de ajudar na reestruturação da fibra capilar.

Embora aqui não vemos saunas em todos os lugares como acontece na Finlândia, os spas de hotéis e centros de beleza ajudam com esta prática que poderia ser feita com alguma frequência.

“Tem sido demonstrado que através do calor produzido na sauna você pode desintoxicar o corpo, porque acumulada na pele não só por toxinas poluentes são liberados, também por bebidas, alimentos e até mesmo medicamentos” comenta María Isabel Fuentes, biocosmetologista e gerente do Assul Medical Spa.

Isso porque o calor faz a pele suar e abre os poros, o que permite remover cravos, espinhas e outras impurezas que têm o rosto e o corpo.

Benefícios da sauna para qualidade de vidaPortanto, para aproveitar melhor os benefícios da sauna, é recomendável antes de limpar o rosto com água mineral ou tomar um banho rápido, pois isso irá melhorar a transpiração da pele.

E você pode fazer uma esfoliação, que remove as células mortas.

Através do calor produzido na sauna, o corpo pode ser desintoxicado, já que as toxinas acumuladas na pele são liberadas

“Para a esfoliação você precisa apenas de um óleo vegetal de coco ou amêndoas, ou mesmo de mel, com uma esfoliação (grânulo), que pode ser açúcar mascavo, sal marinho ou grãos de café. Uma massagem suave é feita no rosto e corpo “, aconselha Fuentes.

No interior, você só pode aproveitar o calor, relaxar, deixar ir. Isso também ajuda a colocar algumas gotas de essências de eucalipto para limpar as vias aéreas.

Há quem aproveite e passe uma luva para ajudar a limpar a pele, mas isso deve ser feito com delicadeza.

[Leia também: 7 maneiras de melhorar a qualidade do seu sono]

Você também pode entrar um pouco de cabelo: antes de entrar na sauna você pode colocar um tratamento de meia para as pontas.

“O calor abre a cutícula e permite que o produto penetre mais, reforçando seu caráter reparador ou nutricional, conforme o caso”, dizem os especialistas.

Enquanto está desfrutando, é aconselhável hidratar. Embora os finlandeses o façam com cerveja ou cidra, é bom beber um pouco de água aqui.

Ao sair, é importante tomar um banho frio. Esse contraste de temperatura ajudará o corpo a se regular e fechar os poros. Após cerca de dez minutos de descanso, você estará pronto para continuar consentindo: é essencial hidratar a pele.

“Depois de um banho de vapor, a pele precisa ser hidratada com os cremes, tratamentos e essências que queremos, porque é para receber e aproveitar melhor tudo o que lhe damos. É um bom momento para estimulá-lo “, diz Jackeline Caro, gerente de spa do hotel Marriott em Bogotá.

Uma massagem rica também cai bem

“porque tem músculos mais relaxados que permitem superar contraturas. Você pode usar óleos com efeito relaxante e um bastão de bambu “, é o convite de María Guillermina Anell, diretora de spa do Hyatt Regency Cartagena.

Algumas precauções:
  • Crianças muito jovens e pessoas com problemas de saúde graves, como feridas abertas ou problemas cardíacos, devem evitar a sauna.
  • É bom tomar um banho frio antes de entrar e sair.
  • Não vá com o estômago vazio, mas não muito cheio.
  • Se você não é muito usado, entre 10 minutos, deixe alguns, volte e entre 10 outros.
  • Não é recomendado para pessoas com rosácea e outros problemas de vermelhidão da pele.

Fonte: Redação e El Tiempo

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