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Bem-Estar

Maneiras de impulsionar seu sistema imunológico durante o COVID-19

Todos temos medo de ser infectados com coronavírus e imaginamos o que acontecerá se o fizermos. Para combater o COVID-19, todos precisamos da mesma coisa: um sistema imunológico resistente.

Como seres humanos, só existimos em virtude de nosso sistema imunológico.

Todos os dias, nossos corpos são invadidos por organismos estranhos.

Se nosso sistema imunológico não entrasse em ação, não estaríamos aqui para contar a história.

Então, como você pode apoiar seu sistema imunológico, hoje e todos os dias? Veja as dicas a seguir:

1. Durma bem

Você sabia que seu sistema imunológico está muito ocupado enquanto você dorme?

Seu relógio biológico natural é configurado dessa maneira, presumivelmente para que enquanto você dorme, seu corpo em repouso possa usar sua energia para a liberação imune.

Enquanto você dorme, seu corpo também lida com o estresse oxidativo e neutraliza os radicais livres que podem danificar as células.

Especialistas dizem que os adultos devem dormir de sete a nove horas por noite.

Adote um bom padrão de sono e obtenha sua cota recomendada!

Leia também: 7 maneiras de melhorar a qualidade do sono

2. Faça mais exercício físico

Exercício pode realmente impulsionar seu sistema imunológico.

Durante breves períodos de exercícios de intensidade moderada, o corpo libera células imunes, como monócitos, neutrófilos e células matadoras naturais.

O exercício também neutraliza a inflamação crônica.

3. Beba vinho tinto com responsabilidade

O resveratrol é um polifenol encontrado em uvas, ruibarbo, mirtilos e amendoins.

É conhecido por ter uma variedade de efeitos positivos como agente antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriano.

Pesquisas mais recentes mostraram que o vinho tinto também pode impulsionar seu microbioma intestinal!

Antes de ficar muito animado, beba apenas com moderação.

Você só precisa tomar uma taça de vinho tinto por semana para ver um benefício.

Leia também: Vinho, um aliado da sua dieta

4. Coma um pouco de chocolate

O cacau também contém um grande número desses polifenóis antioxidantes potentes.

Em estudos com animais, o cacau demonstrou ter um efeito nas respostas mediadas por células e anticorpos do sistema imunológico.

E há evidências de que o chocolate amargo pode trazer benefícios para muitos outros aspectos da saúde.

Em um estudo randomizado controlado de 2018 de pacientes com diabetes tipo 2, aqueles que ingeriram 30 gramas de 84% de chocolate sólido por oito semanas enquanto seguiam as diretrizes de estilo de vida mostraram melhorias nos marcadores inflamatórios, em comparação com o grupo controle que recebeu apenas diretrizes de estilo de vida.

Os especialistas recomendam comer chocolate preto com pelo menos 70% de sólidos de cacau.

Mas faça-o com moderação: o chocolate também contém grandes quantidades de gordura saturada e açúcar.

Qualquer benefício do cacau será rapidamente negado à medida que o peso aumenta!

Leia também: Chocolate amargo e seus benefícios a saúde

5. Seja gentil

Empatia e bem-estar psicossocial estão associados a níveis mais baixos de marcadores inflamatórios.

Ser gentil com as pessoas sempre é válido e fará com que o outro sinta-se melhor e acolhido.

Afinal, quem não gosta de receber gentilezas?

6. Não se estresse por pouca coisa

Qualquer estresse agudo resulta em um derramamento imediato de mediadores inflamatórios no corpo.

Estresse crônico significa que esses mediadores causam inflamação quando devem ser desligados.

Isso tem sérias implicações para a sua saúde a longo prazo, porque esse processo está subjacente à aterosclerose, pressão alta, diabetes e câncer.

Lidar com o estresse se torna ainda mais importante à medida que envelhecemos, porque nossa resposta imunológica naturalmente fica mais fraca.

Então, desestresse!

Desligue seu celular!

Aprenda a respirar!

Relaxamento é tão importante.

Há muitas maneiras de fazer isso em casa: banhos quentes, velas perfumadas, ouvindo música, mergulhando em novos hobbies e interesses.

Se você está sofrendo de ansiedade, considere a terapia cognitivo-comportamental.

Você pode comprar um livro de auto-ajuda online.

7. Melhore seu microbioma

Seu trato gastrointestinal contém 10 a 100 trilhões de organismos conhecidos como microbioma.

São bactérias, fungos e protozoários que existem alegremente dentro das paredes intestinais.

Muita pesquisa examinou a relação integral do microbioma intestinal com a saúde.

Basicamente, desde que seu microbioma intestinal esteja completo e diversificado, seu sistema imunológico funcionará de maneira ideal.

Mas se o microbioma intestinal estiver em falta de diversidade, você corre um risco maior de doenças infecciosas.

Como você pode melhorar seu microbioma intestinal?

Faça uma dieta saudável e tome probióticos.

8. Vá abraçar algumas árvores

Closeup of hands embracing tree trunk

O International Journal of Immunopathology and Pharmacology relatou um estudo interessante em 2008.

Os autores concluíram que “visitar uma floresta, não uma cidade, aumentou o número de células assassinas naturais e a expressão de proteínas anticâncer”.

Os autores sugeriram que os fitonídeos, que são naturalmente liberados das árvores, juntamente com a diminuição do estresse da viagem, podem explicar a descoberta.

9. Cuide do seu animal de estimação

Os pesquisadores acreditam que os animais reduzem o estresse e que isso tem um efeito positivo na função imunológica.

Petting um cão foi mostrado associado com a liberação de ocitocina, um efeito que é mais pronunciado com um cão familiar do que um estranho.

Ter um cão também reduz os níveis de adrenalina e o hormônio do estresse, cortisol.

A redução desses hormônios tem um efeito anti-inflamatório (embora sejam necessárias mais pesquisas em humanos).

10. Cuide de seu jardim

Pesquisadores publicaram recentemente um estudo sobre os efeitos fisiológicos da jardinagem na saúde humana.

De uma perspectiva microbiológica, a jardinagem envolve interação regular com uma ampla variedade de antígenos microbianos e outros estranhos, e isso pode ter um efeito positivo no sistema imunológico ao longo da vida.

A jardinagem pode ter um efeito positivo no microbioma, que está intimamente integrado à função do sistema imunológico.

E o estresse e a ansiedade costumam ser reduzidos pela jardinagem.

Leia também: Como fazer uma horta orgânica em casa

11. Escove bem seus dentes

Você sabia que a falta de higiene bucal está ligada a doenças cardiovasculares e isso se deve ao efeito da doença periodontal no sistema imunológico?

Escovar regularmente com creme dental com flúor, além de usar fio dental e visitar o dentista, é crucial para se manter bem.

O motivo é que, se você não cuidar dos dentes e gengivas, a infecção crônica de baixo grau ocorre (também chamada de doença periodontal) e isso causa inflamação crônica no corpo.

Isso pode levar ao desenvolvimento da aterosclerose, a principal causa de doença cardiovascular, incluindo angina, ataque cardíaco e derrame.

Você pode ajudar a apoiar seu sistema imunológico, limpando os dentes com cuidado, como parte de sua rotina diária.

12. Não fumar

Seja em primeira ou segunda mão, a fumaça do tabaco afeta bastante sua imunidade.

Fumar tem um efeito de envelhecimento no sistema imunológico, aumenta o número de células pró-inflamatórias do corpo e aumenta o risco de desenvolver alergias ou asma.

Os fumantes também têm níveis mais baixos de linfócitos B reguladores (Bregs), que são extremamente importantes na resposta imune.

Faça um favor a si mesmo durante o bloqueio e tome conselhos sobre como parar de fumar.

Seguir essas dicas ajudará você a ter mais qualidade de vida durante a quarentena.

Fonte: Eat this, not that

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