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Como hábitos saudáveis podem adicionar uma década à sua vida

Especialistas dizem que se exercitar por 30 minutos por dia, ter hábitos saudáveis e não fumar ou beber excessivamente pode aumentar seus anos sem problemas crônicos de saúde.

Os pesquisadores dizem que hábitos de vida saudáveis ​​podem adicionar até uma década ao seu tempo de vida.

Os pesquisadores identificaram cinco fatores do estilo de vida como importantes, incluindo dieta, exercício e manutenção de um peso corporal moderado.

Especialistas dizem que as duas coisas mais importantes a evitar são fumar e desenvolver sobrepeso ou obesidade.

Todos gostaríamos de viver muito tempo em boa saúde.

Agora, um estudo recentemente publicado concluiu que existem fatores de estilo de vida que podem aumentar suas chances de atingir uma idade mais avançada sem problemas crônicos de saúde.

Há muita pesquisa sobre escolhas de estilo de vida, como tabagismo, atividade física, hábitos de consumo, controle de peso e dieta, que afetam nossa vida útil e a probabilidade de sofrer doenças crônicas.

No entanto, poucos estudos analisaram como uma combinação desses fatores se relaciona a uma vida longa e livre de doenças.

“Queríamos ver se seguir uma dieta e exercícios saudáveis ​​pode prolongar a vida, não apenas a expectativa de vida, mas a expectativa de vida livre de doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes”

disse o Dr. Frank Hu, MPH, professor da Harvard TH Chan School of Public Health em Massachusetts e principal autor do estudo, disse à Healthline.

“Porque não estamos apenas olhando o tempo de vida, mas também o tempo de saúde, o que significa que há um aumento de anos de vida livre de doenças crônicas”

disse ele.

5 fatores cruciais para a saúde:

Os pesquisadores examinaram dados de aproximadamente 73.000 enfermeiras registradas nos Estados Unidos do Estudo de Saúde dos Enfermeiros e de quase 40.000 profissionais de saúde do sexo masculino nos Estados Unidos do Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde.

Os participantes do estudo não tiveram câncer, doença cardiovascular ou diabetes quando estavam matriculados.

Os participantes do estudo foram rotineiramente avaliados para novos diagnósticos e mortes por câncer, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 por mais de 20 anos.

Pesquisadores ajustados para idade, origem étnica, histórico médico da família e outras considerações.

Os fatores de estilo de vida de baixo risco usados ​​para calcular uma pontuação de estilo de vida saudável incluem:

  • nunca fumar
  • pelo menos 30 minutos de atividade física diária
  • ingestão moderada de álcool
  • manter um peso moderado (definido como IMC menor que 25)
  • uma dieta de boa qualidade

A soma desses cinco fatores deu uma pontuação final no estilo de vida de baixo risco, variando de 0 a 5.

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Uma pontuação mais alta indicava um estilo de vida mais saudável.

“Seu médico pode ajudar com pontuações de risco que podem estimar seu risco de morte para certas condições e modificações e tratamentos de estilo de vida baseados em evidências que podem melhorar as condições”

disse a Dra. Katrina Miller Parrish, diretora executiva de qualidade e informação da LA Care Plano de saúde.

“Lembre-se de que um estilo de vida saudável, com baixo impacto e exercício físico tolerável; uma dieta boa, equilibrada e colorida; hidratação; e uma quantidade adequada de sono pode fazer maravilhas para ajudar a manter uma perspectiva mental e um estado físico positivos ”

disse Parrish à Healthline.

Aumentando sua vida saudável

Anos de vida livres de câncer, doenças cardíacas e diabetes aos 50 anos foram 24 anos para mulheres que não seguiram nenhum dos fatores de baixo risco no estilo de vida.

Foram 34 anos para as mulheres que adotaram quatro ou cinco dos fatores.

A expectativa de vida livre dessas doenças crônicas foi de 24 anos entre homens de 50 anos que não seguiram fatores de estilo de vida de baixo risco.

Foram 31 anos para homens que praticavam quatro ou cinco desses hábitos saudáveis.

“Enquanto a hipertensão é a principal causa de morte em todo o mundo, muitas mudanças no estilo de vida, como melhores dietas e exercícios, podem afetar esse diagnóstico em vários graus, principalmente com base no regime e na adesão”

disse Parrish.

A dieta é fundamental

Ser seletivo no que você come é um dos fatores mais importantes do estilo de vida.

“Os alimentos ricos em fibras foram estudados extensivamente quanto aos benefícios que proporcionam à saúde cardiovascular, incluindo a regulação da pressão arterial”

disse à Healthline Shelley Wood, MPH, RDN, clínica do Centro Médico Santa Clara Valley, na Califórnia. .

Wood explica que esses alimentos são à base de plantas e incluem grãos integrais, frutas e legumes.

Além disso, foi demonstrado que leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha, reduzem o risco de doenças cardíacas, alto nível de colesterol e pressão alta.

Para aqueles que desejam preservar a função e a saúde do coração, Wood diz que se beneficiariam de evitar alimentos ricos em açúcar, sódio, gordura saturada e carboidratos refinados.

“É especialmente importante evitar esses alimentos se você tiver colesterol alto. Se você está pensando em comer uma comida rica em açúcar, sal ou gordura, sua melhor aposta é escolher outra coisa ”

disse ela.

Wood acrescenta que otimizar a ingestão calórica e atingir ou manter uma medição moderada de peso e cintura até a meia-idade são “as formas mais importantes de reduzir o risco de diabetes, além de participar de atividades físicas regulares e evitar fumar”.

Tabagismo, efeitos da obesidade

De acordo com o estudo, homens que fumavam muito – definidos como 15 ou mais cigarros por dia – e homens e mulheres com obesidade (definidos como IMC 30 ou superior) tiveram a menor chance de expectativa de vida livre de doença aos 50 anos.

“Examinamos cinco fatores do estilo de vida: comer uma dieta saudável, manter um peso corporal saudável, não beber em excesso, não fumar e ser fisicamente ativo. Eles são todos importantes. Mas para os fumantes, a coisa mais importante a fazer, é claro, é parar de fumar. Para as pessoas obesas, é importante perder peso e manter um peso corporal saudável “, disse Hu.

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Parrish concorda que não fumar é extremamente importante.

“A única coisa que qualquer um que fuma pode fazer é simplesmente parar e reduzir o risco de doença e morte em dois dígitos, o que é visto através deste estudo. O efeito parece ser maior quanto mais tempo um “fumante” permanecer sem fumar “, disse Parrish.

“Nos primeiros 1 a 10 anos após o abandono, o risco de doenças cardíacas e câncer de pulmão diminui e, em 15 anos, o risco de cada um é próximo ao de um não-fumante”, acrescentou.

Ter hábitos saudáveis melhora a sua qualidade de vida.

Fonte: Healthline

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