Bem-Estar

Maneiras simples de reduzir a retenção de água

A retenção de água ocorre quando o excesso de fluidos se acumula dentro do seu corpo.

Também é conhecido como retenção de líquidos ou edema.

A retenção de água ocorre no sistema circulatório ou nos tecidos e cavidades.

Pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas.

Existem várias razões pelas quais isso acontece, muitas das quais não são sérias.

Qualidade de vida - retenção de água

Algumas mulheres sentem retenção de água durante a gravidez ou antes do período menstrual.

As pessoas fisicamente inativas, como acamados ou sentados em vôos longos, também podem ser afetadas.

Leia também:  Importância da drenagem linfática para o nosso organismo

No entanto, a retenção de água também pode ser um sintoma de uma condição médica grave, como doença renal ou insuficiência cardíaca.

Se você estiver sentindo uma retenção súbita ou severa de água, procure atendimento médico imediatamente.

No entanto, nos casos em que o inchaço é leve e não há condição de saúde subjacente, você pode ser capaz de reduzir a retenção de água com alguns truques simples.

Aqui estão 6 maneiras de reduzir a retenção de água.

1. Coma Menos Sal

Qualidade de vida - retenção de água

O sal é feito de sódio e cloreto.

O sódio liga-se à água do corpo e ajuda a manter o equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células.

Se você costuma comer refeições com alto teor de sal, como muitos alimentos processados, seu corpo pode reter água. De fato, esses alimentos são a maior fonte alimentar de sódio.

O conselho mais comum para reduzir a retenção de água é diminuir a ingestão de sódio.

No entanto, a evidência por trás disso é mista.

Vários estudos descobriram que o aumento da ingestão de sódio leva ao aumento da retenção de líquidos no interior do corpo.

Por outro lado, um estudo em homens saudáveis não encontrou o mesmo efeito, portanto, os resultados podem depender do indivíduo.

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2. Aumentar sua ingestão de magnésio

Qualidade de vida - retenção de água

O magnésio é um mineral muito importante.

De fato, está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas que mantêm o corpo funcionando.

Além disso, aumentar sua ingestão de magnésio pode ajudar a reduzir a retenção de água.

Um estudo descobriu que 200 mg de magnésio por dia reduziam a retenção de água em mulheres com sintomas pré-menstruais (TPM).

Outros estudos em mulheres com SPM relataram resultados semelhantes.

Boas fontes de magnésio incluem nozes, grãos integrais, chocolate amargo e verduras folhosas e verdes. Também está disponível como suplemento.

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3. Aumentar a ingestão de vitamina B6

Qualidade de vida - retenção de água

A vitamina B6 é um grupo de várias vitaminas relacionadas.

Eles são importantes para a formação de glóbulos vermelhos e servem muitas outras funções no corpo.

A vitamina B6 reduz a retenção de água em mulheres com síndrome pré-menstrual.

Alimentos ricos em vitamina B6 incluem bananas, batatas, nozes e carne.

4. Coma mais alimentos ricos em potássio

Qualidade de vida - retenção de água

O potássio é um mineral que serve várias funções importantes.

Por exemplo, ajuda a enviar os sinais elétricos que mantêm o corpo funcionando.

Pode também beneficiar a saúde do coração.

O potássio parece ajudar a reduzir a retenção de água de duas maneiras, diminuindo os níveis de sódio e aumentando a produção de urina.

Bananas, abacates e tomates são exemplos de alimentos com alto teor de potássio.

5. Evite carboidratos refinados

Qualidade de vida - retenção de água

Comer carboidratos refinados leva a picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue e insulina.

Altos níveis de insulina fazem com que seu corpo retenha mais sódio, aumentando a reabsorção de sódio nos rins.

Isso leva a mais volume de fluido dentro do seu corpo.

Exemplos de carboidratos refinados incluem açúcares e grãos processados, como açúcar de mesa e farinha branca.

Outras formas de reduzir a retenção de água.

Reduzir a retenção de água é algo que não foi muito estudado.

No entanto, existem algumas outras maneiras potencialmente eficazes de reduzir a retenção de água.

Lembre-se de que alguns deles são apenas apoiados por evidências anedóticas, e não por estudos.

  • Movimentar-se: simplesmente caminhar e se mover um pouco pode ser eficaz na redução do acúmulo de fluido em algumas áreas, como os membros inferiores. Elevar seus pés também pode ajudar.
  • Beba mais água: Alguns acreditam que o consumo crescente de água pode, paradoxalmente, reduzir a retenção de água.
  • Cavalinha: Um estudo descobriu que a erva de cavalinha tem efeitos diuréticos.

Leia também: Chá de cavalinha – um poderoso chá

  • Salsa: Esta erva tem uma reputação como diurético na medicina popular.
  • Hibisco: Roselle, uma espécie de hibisco, tem sido usado na medicina popular como um diurético. Um estudo recente também apóia isso.
  • Alho: conhecido por seu efeito sobre o resfriado comum, o alho tem sido historicamente usado como diurético.
  • Funcho: Esta planta também pode ter efeitos diuréticos.
  • Seda de milho: Esta erva é tradicionalmente usada para o tratamento da retenção de água em algumas partes do mundo.
  • Urtiga: Este é outro remédio popular utilizado para reduzir a retenção de água.
  • Suco de cranberry: Tem sido alegado que o suco de cranberry pode ter efeitos diuréticos.

Algumas mudanças dietéticas simples podem ajudar a reduzir a retenção de água.

Para começar, você pode tentar comer menos sal, por exemplo, cortando os alimentos processados.

Você também pode consumir alimentos ricos em magnésio, potássio e vitamina B6.

Tomando um dente-de-leão ou evitando carboidratos refinados também pode fazer o truque.

No entanto, se a retenção de água persistir ou causar muitos problemas em sua vida, talvez seja melhor consultar um médico.

Evitar a retençaão de água ajuda a melhorar a sua qualidade de vida.

Fonte: Health line


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